data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Anselmo Cunha (Diário)
Cerca de 490 mil estudantes realizariam, neste domingo, as provas do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2021. Realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Enade 2021 é composto por uma prova com 40 perguntas. As provas começaram a ser aplicadas às 13h30min.
O conteúdo foi dividido entre dez questões de formação geral, com temas comuns a todos os cursos, e 30 questões de componente específico, com perguntas próprias de cada área. No total, são cinco questões discursivas e 35 de múltipla escolha.
Projeto Patrulha da Matrícula busca garantir vagas nas escolas para crianças e adolescentes
O exame é usado como instrumento de avaliação do ensino superior brasileiro. A cada ano, um grupo diferente de cursos é avaliado. Por conta da pandemia, o Enade 2020 foi adiado. Os cursos que deveriam ter sido avaliados no ano passado, foram avaliados este ano.
Os estudantes são ingressantes e concluintes dos cursos de bacharelado pertencentes às áreas de ciência da computação, ciências biológicas, ciências sociais, design e educação. Entre as licenciaturas, os alvos serão os cursos de artes visuais, ciência da computação, ciências biológicas, ciências sociais, educação física, filosofia, física, geografia, história, letras - português e inglês -, matemática, música, pedagogia e química.
Cerca de 350 pessoas em vulnerabilidade social recebem marmitas na 5ª Jornada Mundial dos Pobres
Também estão incluídos os estudantes de cursos superiores de tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas, tecnologia em gestão da tecnologia da informação e tecnologia em redes de computadores. Os concluintes que não comparecerem não poderão colar grau. Portanto, não terão direito ao diploma de conclusão do nível superior
A inscrição no exame é obrigatória para estudantes ingressantes e concluintes habilitados de cursos de bacharelado, superiores de tecnologia e licenciaturas vinculados às áreas de avaliação da edição. A situação de regularidade do estudante é registrada em seu histórico escolar pela instituição de educação superior à qual está vinculado.
* Com informações da Agência Brasil